Notícias
Prefeitura Municipal de São Pedro dos Ferros - Itens filtrados por data: Maio 2017
Quarta, 28 Junho 2017 10:26

Segunda Audiência Pública

No dia 26 de junho de 2017, aconteceu a segunda Audiência Pública, realizada pela Comissão Coordenadora e a Equipe Técnica do Plano Municipal de Educação (PME), juntamente com a Secretaria Municipal de Educação.
A Audiência Pública tem como finalidade dar oportunidade à população do município para apresentar suas demandas para ciência e consideração das mesmas na construção do Plano Municipal de Educação (PME), configurando-se etapa obrigatória e fundamental para legitimação de políticas públicas do setor, visando à universalização do ensino na educação básica e garantir a qualidade do ensino.
A Audiência Pública que teve como objetivo especifico receber sugestões, democratizar, conferir transparência e assegurar a participação popular na elaboração do PME, teve participação da comunidade, do Poder Executivo, do Poder Legislativo e de várias instituições.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No dia 12 de junho de 2017 a Secretaria de Estado de Turismo, autorizou a inclusão de vários municípios no Circuito Turístico Montanhas e Fé, entre os municípios está a cidade de São Pedro dos Ferros, sendo que em 2014 foi desligada do Circuito, assim sendo o município passa a participar do Programa de Regionalização do Turismo e está apto para fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro.
Ressaltando a importância da participação no Circuito que permite o desenvolvimento socioeconômico do município, é São Pedro dos Ferros avançando nas políticas públicas, reconhecendo e valorizando a atividade turística .

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na 23ª Semana Epidemiológica (05 a 09 de Junho) de 2017, aconteceu o evento de Capacitação para clientes externos, sediado e administrado pela Fundação Ezequiel Dias – FUNED, em Belo Horizonte.

O Objetivo foi alinhar e atualizar os conhecimentos sobre coleta, armazenamento e transporte de amostras biológicas. Ainda, apresentação da plataforma GAL- Gerenciador de Ambiente Laboratorial reformulada que é um instrumento desenvolvido para saúde pública que realizam exames através da FUNED. Neste evento, compareceram mais de 200 representantes de municípios do Estado de Minas Gerais e a Coordenadora da Vigilância em Saúde, a enfermeira Sta. Francine D´Aguilar foi um deles, representando e defendendo os interesses da população e da Saúde Pública de São Pedro dos Ferros.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Terça, 20 Junho 2017 12:40

Desenvolvimento do Trabalho

Dando início aos trabalhos educativos sobre Saúde Pública e mais especificamente o combate ao Aedes aegypti no dia 15/05, na Escola Professor Alves de Souza.

No evento tivemos a participação de alunos e professores. Na argumentação do Educador em Saúde do Ministério da Saúde cedido ao município de São Pedro dos Ferros, o senhor Arimatéia Avelar apresentou aos participantes a larvas do Mosquito e fez a projeção de vídeos sobre a Biologia do Vetor.

Para desenvolver o habito da prevenção nos domicílios foi desenvolvido um “Check List” da Dengue para direcionar a inspeção pelos próprios moradores em suas residências em busca e identificação de possíveis focos do vetor.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Prefeitura de São Pedro dos Ferros junto com a Secretaria Municipal de Saúde, serviço de Vigilância em Saúde e o Núcleo de Educação em Saúde preocupados com a Dengue e outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, tais como Zika vírus, Chikungunya e o retorno da Febre Amarela ao senário nacional, elaboraram uma programação de eventos educativos para combate a este vetor.

Entendendo que além de princípio ou paradigma norteador, a intersetorialidade é uma lógica de gestão que transcende um único setor da política social e estratégia política de articulação entre setores sociais diversos e especializados, uniram-se a esse Projeto Educativo de Saúde Pública as Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer , de Obras e Câmara Municipal.

A estratégia consiste e vários eventos voltados para o combate ao vetor, o mosquito Aedes aegypti, e a participação de toda a comunidade ferrense a partir de palestras em escolas, creches e indústrias.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No dia 07/04/2017 aconteceu a 1ª Reunião Oficial do “Comitê Municipal Permanente de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya” no Município de São Pedro dos Ferros.

Considerando as Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya, a importância do envolvimento do Poder Público nos três níveis de governo e demais segmentos da sociedade organizada, por meio de ações articuladas para combate ao vetor da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya, a série histórica da situação epidemiológica de Dengue e o risco de ocorrência das demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Município de São Pedro dos Ferros o Prefeito, Dr. Newton Gabriel Avelar, através do Decreto Nº 31, de 21 de Março de 2017, institui o “Comitê Municipal Permanente de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya”.

O Comitê reger-se-á por seu Regimento Interno, na conformidade com a legislação vigente, e tem por finalidade Acompanhar, Monitorar, Avaliar e Mobilizar, em nível municipal, as ações de combate e prevenção da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya.

Desenvolver, junto com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, práticas educativas tendo por base as ações de comunicação, imprescindíveis para fomentar os processos de mobilização e adesão das pessoas da sociedade organizada, de maneira consciente e voluntária para o enfrentamento e controle da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com o intuito de conhecer os Doadores de Sangue do nosso município e torná-los apoiadores da saúde, o Centro de Vigilância em Saúde – CVie através do Núcleo de Educação em Saúde, reuniu-se com os doadores na sala de reuniões do ambulatório municipal (antigo Hospital) no dia 23 de março de 2017.

O objetivo era eleger um mediador entre os doadores para facilitar agendamentos de transporte, realizar cadastro de doadores, agendamento para doação de sangue e tornar um grupo ativo, presente na saúde e na sociedade e mais informado sobre seu voluntariado em São Pedro dos Ferros. Neste encontro foi eleita como mediadora do grupo a senhora Thais (de blusa preta ao centro da foto) e assim o grupo deverá permanecer, com sua representante direta, ativo e em fase de expansão.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Em 21 de Março de 2017, o serviço de Vigilância em Saúde, através de sua Coordenadora, a enfermeira Srta. Francine D´Aguilar juntamente com a Coordenação de Atenção Básica, na pessoa da, também enfermeira, Sra. Cirlene Martins reuniram-se com as Equipes de Saúde da Família para alinhar os conhecimentos sobre o SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

O SINAN é a ferramenta que consolida os dados de notificações, investigações e boletins de acompanhamento dos agravos de notificação compulsória previstos na PORTARIA N° - 204, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016 – Que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências.

Por fim, serve de base para estratégias de prevenção da saúde no Município, Estado e Governo Federal fomentando dados epidemiológicos.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Faculdade Uniube (Programa de Educação a Distância) em parceria com a Secretaria de Educação de São Pedro dos Ferros, está disponibilizando bolsas de estudo (vagas limitadas), os interessados deverão procurar a Secretaria de Educação pra mais informações.

Entre os cursos ofertados estão:

Bacharelado – Administração, Ciências Contábeis

Licenciaturas – Pedagogia, Ciências Biológicas, Química, Geografia, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Matemática, História

Tecnólogos – Recursos Humanos, Agronegócio, Gestão Financeira, Gestão Pública, Marketing.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Terça, 13 Junho 2017 10:19

Cadastramento Escolar 2018

O Cadastramento Escolar 2018 começou nesta segunda-feira (12 de junho) e vai até o dia 23 de junho. O prazo foi ampliado, mas não será prorrogado.

O Cadastro Escolar estará aberto a todos os candidatos que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino de Minas Gerais, seja municipal ou estadual, em 2018. O cadastramento é unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais e é fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência.

Poderão ser inscritos no Cadastro Escolar as crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho de 2018, estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental. A inscrição deve ser realizada pelo pai, mãe ou responsável ou jovens maiores de 18 anos.

Pela primeira vez, o cadastramento está sendo realizado totalmente pela internet.

Acesse aqui: http://cadastramentoescolar.educacao.mg.gov.br/

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Mais lidas

Filtro por data

« Junho 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30